terça-feira, 22 de março de 2011

Tarso x Yeda

Notícia da edição impressa do Jornal do Comércio, de 22/03/2011, Coluna de Adão Oliveira


A ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) voltou a se manifestar ontem, politicamente. Ela postou no seu Twitter alguns comentários ácidos em relação ao seu sucessor. Dona Yeda não gostou nada do artigo escrito por Tarso Genro (PT), negando a existência do déficit zero.

No artigo, Tarso afirma que a situação financeira do Estado não é de "crise". "É de desordem financeira estrutural, que não só não é imprevisível como não causou - como é característica de uma ‘crise' - uma ruptura num sistema estável imediatamente anterior. Na situação atual, muito pior do que uma crise - um longo e profundo ciclo de desajustes - o Estado, inclusive por não cumprir de maneira razoável as suas funções públicas, sequer tem legitimidade para propor ‘sacrifícios' a quem quer que seja, o que é natural ocorrer quando se está perante uma situação ‘imprevista', derivada de fatores aparentemente desconhecidos."

E mais adiante, ataca: "...manifestamos o nosso ceticismo em relação à fantasiosa fórmula do ‘déficit zero', mantra dos neoliberais no Estado. Eles entendiam que, a partir do sucesso desta política, sairíamos da ‘crise', pois pensavam mesmo que se tratava de uma simples ‘crise'. E que esta seria resolvida com medidas de corte em gastos sociais e com a postura de ‘não gastar mais do que se arrecada'. Resultado: o Estado enfrenta mais dívidas monetárias e sociais do que antes".

Duas semanas depois, Dona Yeda vai ao Twitter para rebater o governador: "se leio bobagens e penso em quem escreveu, fortaleço a convicção de filósofo prático: quem é hábil para destruir é incompetente para construir". E prossegue: "o que foi escrito não é neutro, é para destruir mesmo, reafirmo aos que sabem que déficit zero é pagar as contas em dia: fizemos, foi real".

E tem mais. Em linguagem popular, apelou Yeda Crusius: "‘sejam homens', acho que não é pedir muito. Um pouco de estudo e amor à verdade os fariam mudar a pauta. O déficit zero foi feito, se vão voltar a fazer déficit, arquem com a escolha. Aliás, pagamos inclusive o ‘pendura' que eles deram aos que tinham seus direitos: precatórios, 13º, subsídios, credores etc."

Em linguagem cifrada, Yeda Crusius parece comemorar algumas medidas tomadas por seu governo: "viva o plástico verde, os parques eólicos, o uso múltiplo das águas, a responsabilidade pessoal, empresarial e política no campo da sustentabilidade. Enquanto isso (?) importa é entender o presente do Japão e do mundo radioativo e ver como construir um futuro mais seguro com energia renovável. Este é o primeiro combate".
Há um cheiro estranho no ar. Hum!!!


Nota do Ferreiro da Política: Parafraseando um velho cientista político: "Um espectro ronda o RS". As mensagens, no twitter, da ex-governadora demonstram que sua "viagem" ainda não terminou. Ela ainda defende o malfadado e malcriado déficit zero. Além de não saber perder, não sabe porque perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário