sábado, 26 de março de 2011

Porto Alegre: de presente, compromisso!

publicado em ZH de 26 de março de 2011

 por Sofia Cavedon*

Porto Alegre – seu território e sua gente, sua história e identidade, suas relações e sistema de representação e gestão – está de aniversário. Presenteá-la é, portanto, comprometer-se!

A Câmara Municipal é parte pulsante, vaso comunicante, guardiã dos comandos de organização coletiva, sete sentidos deste corpo vivo, multicultural, complexo e exigente. Grande responsável, portanto, por sua vitalidade, por mediar a construção dos direitos junto ao Executivo Municipal, exigir cumprimento das leis, a adequação dos serviços e investimentos às necessidades deste corpo. Zelar pela qualidade de vida de todos os porto-alegrenses pode ser síntese de nosso compromisso com esta jovem idosa de 239 anos!

Para dar conta de tamanha responsabilidade, os vereadores e as vereadoras estão saindo mais ainda pelas ruas e bairros da cidade: ouvindo, constatando, mobilizando as secretarias municipais para soluções! A sexta na comunidade, a extensão da Câmara no Mercado Público, com atendimento diário, e vereadores ao meio-dia, fim de semana nos parques e praças – pretendem facilitar o acesso do povo aos seus representantes. Queremos estar presentes sempre, não só na hora da eleição, como virou senso comum pensar. Muito disto, já era forma individual de trabalhar dos vereadores, agora estamos dando mais potência ao assumir como projeto de gestão coletiva! Tenho certeza que sairemos diferentes desta experiência: nós e a aniversariante.

Os grandes problemas de Porto Alegre terão do seu Parlamento atenção especial: seminários, visitas, mobilização dos responsáveis, informação e educação para os direitos. Vamos publicar as Leis Municipais, porque só o conhecimento pode nos ajudar a cobrar sua realização!

Iniciamos com as crianças: não tem cidade feliz se sua segurança e desenvolvimento pleno não são garantidos! Estamos fomentando o debate e a escolha consciente do Conselho Tutelar que vamos renovar em 10 de abril. Todos podem votar e, dependendo da escolha, presentearemos a cidade com 50 guardiões de nossos pequenos, que poderão mudar suas qualidade de vida de forma decisiva!

Mas nosso compromisso não termina com o aniversário! Em abril, inicia-se o trabalho com o Direito à Cidade. Três importantes audiências públicas estão chamadas: circulação de bicicletas na cidade, as mudanças no Código Ambiental e seu impacto na cidade e o Plano Diretor de Acessibilidade, além do Seminário sobre o Sistema de Mobilidade Urbana! Será um abril pela tolerância, sustentabilidade e humanização!

Este é nosso parabéns: compromisso, seriedade e presença por uma cidade melhor para todos!
* Vereadora, presidente da Câmara Municipal de Porto alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário