sábado, 19 de março de 2011

Dilma recebe Obama no Planalto, em Brasília

publicado na página do Correio do Povo de 19/03/11

Presidente americano participou de cerimônia militar

Dilma recebe Obama no Planalto, em Brasília<br /><b>Crédito: </b> Celso Junior / AE
Dilma recebe Obama no Planalto, em Brasília
Crédito: Celso Junior / AE
Dilma recebe Obama no Planalto, em Brasília
Crédito: Celso Junior / AE
O presidente norte-americano, Barack Obama, participou da cerimônia de subida da rampa do Planalto com salva de tiros e cumprimentos. Ele foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e demais autoridades brasileiras. Obama chegou pouco antes das 10h30min e passou pela tropa em revista. A primeira-dama Michelle Obama entrou por uma entrada lateral. Todos ouviram o hino americano seguido do brasileiro.

Obama e Dilma terão uma conversa privada. Em seguida, ministros brasileiros e secretários dos Estados Unidos se juntarão à reunião. O objetivo de acertar os detalhes finais de comunicados, tratados e acordos firmados entre os Estados Unidos e o Brasil. A ideia é que sejam fechados nove textos definindo parcerias nas áreas comercial, econômica, social, de ciência e tecnologia, e cultura.

Por volta das 12h, os dois chefes de Estado receberão a imprensa. Ainda não está definido se Dilma e Obama responderão às perguntas dos jornalistas ou farão apenas um pronunciamento conjunto. Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty.

No começo da tarde, por volta das 14h45min, Obama discursará na Cúpula de Negócios Brasil-Estados Unidos, no Centro de Convenções Brasil 21. A expectativa dos empresários brasileiros é que o presidente norte-americano avance nas sinalizações que indiquem o equilíbrio da balança comercial, uma vez que há um déficit em relação ao Brasil.

No final da tarde, às 17h20min, Dilma oferecerá um coquetel para Obama e a família dele, no Palácio da Alvorada. Serão servidos sucos de frutas brasileiras, refrigerantes e pão de queijo. Depois, às 18h20min, o presidente e sua comitiva seguem viagem para o Rio de Janeiro, onde uma agenda intensa os aguardam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário