quarta-feira, 16 de março de 2011

Seremos todos criminosos?

A fiscalização do trânsito envereda cada vez mais para a "criminalização" dos motoristas sejam eles envolvidos em acidentes ou não.
A decisão desta terça-feira, 15/03, do Conselho Estadual de Trânsito de permitir que todo e qualquer motorista seja submetido a fiscalização do "bafômetro" é mais um exemplo dessa criminalização. A partir do próximo fim-de-semana, todos os condutores de veículos quando abordados em operações de fiscalização, em rodovias estaduais ou nas vias municipais, poderão ser submetidos ao teste do etilômetro, esteja ou não com sinais de embriaguez. 
Ora, isso é considerar todos infratores de per si e por isso deverão a ser obrigados a produzir prova contra si(medida incostitucional) ou pagarem uma multa de quase R$ 1.000,00(mil reais), ter sua carteira apreendida e o veículo recolhido.
Estamos vivendo um momento de "fundamentalismo" contra políticos, pois parece que todos são "ficha suja", contra fumantes e contra quem bebe e dirige, independente de causar ou não um acidente.
Tal situação lembra-me o poema de Vladimir Maiakovski, transcrito abaixo:

DESPERTAR É PRECISO
Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário