domingo, 27 de março de 2011

Primeiros indícios de 2012


A primeira pesquisa para as eleições de 2012, realizada pelo Instituto Methodus, divulgada neste domingo, 27/03, é uma informação importante no momento em que os principais partidos começam a delinear suas estratégias e definições para o pleito da capital.
Entretanto, seus resultados devem ser relativizados, não só porque faltam muitos meses para eleição, mas, principalmente, por não haver nenhuma definição de alianças e candidaturas. A única candidatura já colocada e que não deve ser retirada até Outubro de 2012 é a do atual prefeito, José Fortunatti.
Além disso, não foi divulgado nenhum levantamento espontâneo(pode até ter sido realizado mas não foi dado a conhecer) que neste momento é um instrumento mais importante para medir o “conhecimento que o público têm dos potenciais candidatos e até sua preferência por algum dos possíveis pretendentes”.
O levantamento, realizado de forma induzida, destaca as boas posições de largada das candidatas Manuela e Ana Amélia, o que reflete o “recall” dos nomes que tiveram um excelente desempenho nas eleições de 2010, realizadas a menos de seis meses.
Porém, será que as duas realmente serão candidatas? A Dep. Manuela é provável que seja, mas a Senadora Ana Amélia dificilmente o será, pois, seu partido pretende lança-la candidata ao governo do estado em 2014.
Cabe lembrar que em abril de 2007, o mesmo Instituto fez um levantamento semelhante e apontou o ex-governador Olívio Dutra e a dep. Manuela como favoritos ao pleito de 2008. O primeiro, não foi candidato e a deputada chegou em terceiro. Há época o então prefeito Fogaça, que acabou por ser reeleito em 2008, aparecia em segundo ou terceiro lugar e era apontado como desconhecido por 30% do eleitorado da capital.
Assim, os partidos e dirigentes devem levar em conta os dados divulgados, mas, não os números não devem ser absolutizados pois, certamente,o cenário eleitoral de 2012 será muito diferente do pesquisado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário