sábado, 2 de abril de 2011

Pesquisa aponta Dilma com 73% de aprovação

publicado em Zero Hora de 02/04/11

Conforme levantamento do CNI/Ibope, 56% dos entrevistados aprovam gestão da nova presidente

Na primeira amostra, o governo de Dilma Rousseff teve a maior avaliação positiva entre os últimos três presidentes. Conforme o levantamento do CNI/Ibope, a aprovação da gestão – soma dos entrevistados que consideram a administração ótima e boa – foi de 56%.

Em seu primeiro governo, Fernando Henrique Cardoso obteve 45% de ótimo e bom na mesma pesquisa. No segundo, foram 22%. Já Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ótimo e bom de 51% dos entrevistados no primeiro mandato, e 49% depois de reeleito.

A aprovação pessoal de Dilma foi de 73% – contra 12% de desaprovação. Dos entrevistados, 14% ainda não têm opinião sobre a presidente.

A aprovação de Dilma é maior entre os que têm escolaridade mais baixa (62% na faixa dos que estudaram até quatro anos) e vivem no Norte/Centro-Oeste (63%). No Nordeste, região onde Dilma teve a vitória mais expressiva na eleição presidencial, o governo é considerado ótimo ou bom por 61%. Nas regiões Sudeste e Sul, respectivamente, os índices são de 53% e 52%.

Quase dois terços dos entrevistados (64%) não veem diferenças entre o governo atual e o de Lula. Para 12%, a atual gestão é melhor do que a anterior. E 13% acham que o governo piorou. O Ibope pediu que os entrevistados avaliassem nove áreas de atuação do governo. Quatro foram aprovadas por mais da metade da população: combate à fome e à pobreza (61%), combate ao desemprego (58%), meio ambiente (54%) e educação (52%). O combate à inflação foi aprovado por 48% a 42%. Em três áreas, o índice de desaprovação superou o de aprovação: impostos (53% a 36%), saúde (53% a 41%) e segurança pública (49% a 44%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário