quarta-feira, 6 de abril de 2011

Codesul deve ser um contraponto ao eixo Rio-São Paulo

publicado originalmente no Jornal do Comércio, de 05/04/11.




Samir Oliveira
FREDY VIEIRA/JC
Tarso Genro recebeu três governadores - Colombo, Richa e Puccinelli - para a cerimônia na Capital.
Tarso Genro recebeu três governadores - Colombo, Richa e Puccinelli - para a cerimônia na Capital.

O governador Tarso Genro (PT) assumiu ontem a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A entidade reúne os três estados da Região Sul, mais o Mato Grosso do Sul e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Brde).
O petista recebeu o cargo do ex-presidente do órgão, o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo (DEM). A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini e contou também com a presença dos governadores do Paraná, Beto Richa (PSDB), e do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB).

Os planos de Tarso durante este ano em que comandará o conselho envolvem o fortalecimento dos estados-membros junto à União. A intenção do petista é conseguir maiores fatias do orçamento do governo federal e contrapor a região ao poder representado pelo eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

"As decisões estratégicas do País derivam do polo econômico mais forte. A pauta de desenvolvimento é excessivamente orientada por São Paulo", observou o petista.

Para aumentar a influência dos estados do Codesul junto ao Palácio do Planalto, o governador gaúcho defende a união política das bancadas federais na Câmara dos Deputados e no Senado. "O Codesul precisa ser um instrumento de articulação política entre nossos parlamentares, empresários e movimentos sociais para que tenhamos capacidade de impor nossa pauta ao governo federal."

Um dos principais objetivos do órgão é agilizar a viabilização da Ferrovia de Integração do Sul SA (Ferrosul) - empresa pública que será responsável pela administração de uma malha ferroviária de 3 mil quilômetros. A previsão é que o traçado passe pelos quatro estados, integrado aos portos regionais, como o de Rio Grande, e à estrutura já existente nos países do Mercosul.

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, informou que já foi publicado um edital para que seja realizada a execução dos estudos de viabilidade econômica e financeira de um traçado que iria de Estrela do Oeste (em São Paulo) a Rio Grande. "É uma ferrovia inteiramente nova. Os trens terão velocidade de 100 km por hora, o que quadruplica a capacidade de carga em relação às antigas ferrovias", revelou o peemedebista.
Os governadores já assinaram um pedido ao governo federal para que a Ferrosul seja incluída nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Outra proposta de Tarso para sua gestão à frente do Codesul é de que os demais estados que integram o órgão criem fundos financeiros para o combate a desastres naturais. O petista salientou que seu governo vem trabalhando na regulação desse mecanismo e que sua criação pelos demais estados e até mesmo por municípios facilitaria a distribuição de verbas.

"Se os quatro estados tiverem um fundo regulado para receber recursos destinados ao combate de desastres climáticos, poderemos fazer transferência do governo federal fundo a fundo e diretamente aos municípios atingidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário