quinta-feira, 28 de abril de 2011

Governador apresenta potencial do polo naval gaúcho no Rio de Janeiro


Tarso se reúne com empresários no Rio de Janeiro - Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
Guilherme Gomes e Alexandre Elmi / Agência de Notícias do Palácio Piratini
O governador Tarso Genro apresentou, na manhã desta quarta-feira (27), na Capital fluminense, para mais de uma centena de empresários ligados ao setor de petróleo e gás, detalhes sobre o novo modelo de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em especial para o crescimento e o potencial do polo naval gaúcho. O evento Café com Energia, promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Ao ressaltar o novo momento político do Rio Grande do Sul como um diferencial para um novo ciclo de crescimento econômico, Tarso Genro destacou que o Estado, até então, estava completamente desvinculado da União. “O que acontecia no País não se refletia em território gaúcho pelo alto isolamento a que o Estado se impôs. Então, nós reabrimos nossa relação com o Governo Federal, numa agenda de trabalho que não será solucionada por uma relação de compadres entre o Estado a União, mas será resolvida se o Estado demonstrar força política para exigir da União determinadas atitudes que serão fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou o governador. Além disso, Tarso falou a respeito da nova política para qualificação da educação, a base produtiva já instalada no Estado e os investimentos nos parques tecnológicos que serão ampliados com o RS Tecnópole, lançado na última segunda-feira.
Já o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, apresentou a estratégia de desenvolvimento dos negócios petrolíferos que está embasada na ampliação do aproveitamento da base fluvial do Estado, na capacidade instalada da indústria gaúcha, sobretudo dos setores metalmecânico e de equipamentos, e na utilização da mão-de-obra qualificada. “Estamos atentos aos pontos de saturação e queremos desenvolver um projeto que evite a repetição de problemas urbanos e sociais que ocorreram em outros Estados”, disse o presidente da AGDI. Entre as ações que serão implementadas para incrementar o crescimento da indústria oceânica, está a criação da Sala do Investidor, que irá concentrar o atendimento às empresas dispostas a investir no Estado. “A Sala do Investidor usada para garantir o atendimento coordenado, com celeridade e eficiência”, explicou.
Após a palestra, alguns empresários já demonstraram interesse em investir no Estado. Um representante de duas empresas revelou que está em processo avançado de negociação para instalação de uma fábrica de módulos elétricos para plataformas de petróleo. O investidor preferiu não divulgar os nomes das empresas para não atrapalhar as tratativas. O empresário Nelson Naibert, que ajudou a atrair 38 empresas responsáveis por 38 mil empregos gerados no Rio de Janeiro, elogiou o atendimento recebido pela AGDI e pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).
Tarso com o diretor da Petrobras Guilherme Estrella - Foto: Caco Argemi /Palácio Piratini

Comitiva gaúcha Durante esta quarta-feira, a comitiva gaúcha formada pelos secretários do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik; do Meio Ambiente, Jussara Cony; do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Marcelo Danéris, além do presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, do presidente do Badesul (ex-CaixaRS), Marcelo Lopes, e do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, participou de uma reunião com o diretor da Petrobras, Guilherme Estrella. O objetivo do encontro foi discutir as estratégias para que a indústria gaúcha aumente sua participação no fornecimento de produtos para o setor de petróleo e gás.
Estrella elogiou as ações do Governo e disse que o Rio Grande do Sul será beneficiado em função da qualidade de sua indústria. Também ocorreram reuniões de trabalho com empresas que já atuam no Porto de Rio Grande.

extraído do Blog Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário