domingo, 12 de junho de 2011

Índices de inflação seguem em queda após ajustes na economia


extraído do Jornal Correio do Brasil

A perspectiva é de que a inflação comece a ceder.
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) teve declínio de 0,09% na primeira prévia de junho, ante alta de 0,70% em igual período de maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quinta-feira. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) recuou 0,53% nesta leitura, contra alta de 0,60% antes. O IPA agrícola acentuou a queda para 2,78% ante 0,02%, enquanto o IPA industrial arrefeceu a alta, de 0,83 para 0,29%.
As maiores quedas individuais de preços no atacado foram de algodão em caroço, álcool etílico anidro, aves, cana-de-açúcar e bovinos. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu 0,18% na primeira prévia deste mês, ante variação positiva de 0,87% na de maio. Os custos de Alimentação declinaram 0,82% na abertura de junho, após alta de 0,75% na de maio. Os preços de Transportes recuaram 1,11% agora, depois de subirem 1,78% antes.
Os de Vestuário diminuíram a alta, de 1,91 para 0,54%. Os de Saúde e cuidados pessoais também, passando de avanço de 1,29 para 0,45%. As principais baixas individuais de preços no varejo foram de batata-inglesa, álcool combustível, gasolina, cenoura e laranja-pera. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) saltou 2,97%, ante 0,94%, em razão dos dissídios salariais da categoria, habituais nesta época do ano.
IPC de São Paulo
Em São Paulo, a inflação ao consumidor desacelerou fortemente no começo deste mês, refletindo sobretudo quedas de custos de alimentos e transportes. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo teve variação positiva de 0,05% na primeira quadrissemana de junho, após alta de 0,31% no mês de maio, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.
Os custos do grupo Alimentação tiveram queda, de 0,29% nesta leitura, contra alta de 0,19% na anterior. Os de Transportes recuaram 0,74% na primeira quadrissemana, ante avanço anterior de 0,19%, em razão da saída do impacto do reajuste dos combustíveis. Os preços de Saúde arrefeceram a alta para 0,59% agora, contra 0,69% em maio, com o início da diminuição do efeito do aumento dos remédios.
Já os de Despesas pessoais subiram um pouco mais, em 0,49% na primeira quadrissemana, contra 0,41% no dado anterior. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. O dado da primeira quadrissemana mediu os preços entre 8 de maio e 7 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário