domingo, 30 de outubro de 2011

Caixa de Pandora Brasileira



por Zé Reis*

A semana passada, 23/10 a 29/10, ficou marcada por dois episódios que demonstram a falta de caráter e os preconceitos que vem marcando parte da sociedade brasileira, no último período.
O primeiro foi o lamentável vazamento de 14 questões da prova de Matemática do ENEM, ocorrido no Ceará.  Seria legítimo que os atingidos e seus familiares, questionassem a falha e o privilégio que alguns poucos estudantes tiveram ao ter conhecimento prévio de questões da prova. Mas, infelizmente, o acontecido serviu para uma parte de estudantes de outras regiões do país, manifestarem seu ódio e preconceito contra os nordestinos, em especial aos cearenses. Mais uma vez, foram distribuídas pelas redes sociais mensagens ofensivas, desejando a morte e motivações separatistas.  Além disso, serviu para os eternos inconformados com a realização do ENEM, melhor instrumento de seleção para o acesso aos cursos superiores, voltarem à carga e exigirem o fim do exame.
No sábado, 29/10, a divulgação de que o presidente Lula está acometido de um câncer foi o suficiente para que retornassem todos os preconceitos que uma parte da nossa sociedade nutre contra ele.  Essas manifestações demonstram como uma parcela da sociedade não reconheceu e nem admitiu o sucesso político e administrativo de Lula.
Mais grave ainda é que as manifestações encontram eco e são difundidas por certos formadores de opinião.
Essa é uma caixa de pandora, a qual infelizmente aos poucos vai sendo aberta no país. Esperemos que nossas instituições democráticas sejam capazes de domar essas nebulosas opiniões e que elas sejam minoritárias. Pois, se assim não for, o Brasil corre o risco de num futuro, nem tão distante, conviver com batalhas e guerras tão fanáticas e fundamentalistas  como as que vemos em outras regiões  do mundo, onde a intolerância étnica e cultural se impõe.

*Zé Reis –  cientista político, secretário-geral do PT de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário