sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Porongos e Lanceiros

Mais uma vez o desfile temático "noturno", que pretende ser maior que o carnaval do RS ( nas palavras do Presidente do MTG a semana passada e também nas palavras do então Secretário de Turismo, Luis Augusto Lara, em 2003/2004) e rivalizar com Parintins adotou a prática de representar a Etnia Negra com atores e atrizes pintados de "preto".
Ora, isso é DESRESPEITAR A ETNIA NEGRA e, guardadas as proporções, é reviver a BATALHA DE PORONGOS PRATICANDO MAIS ASSASSINATO EM MASSA.
Será que esses episódios não são suficientes para conscientizar nossos irmãos de que não temos nada COM ESSA COMEMORAÇÃO DA DERROTA FARROUPILHA.
Até quando as entidades carnavalescas se prestarão a prestigiar e ajudar um evento que UTILIZA MÉTODOS que remontam as décadas de 20/30 do século passado, quando o Cinema se valia de atores pintados de preto.
Lembremo-nos a polêmica havida, em 2005, quando do envolvimento dos carnavalescos com o desfile farroupilha. Para quem não lembra os tradicionalistas diziam que estavam "carnavalizando o desfile farroupilha".
Quem acha que a transferência do desfile temático para a noite e dia diferente do "desfile oficial de cavalgadas e piquetes" foi para melhorar o mesmo se engana. Na verdade foi a forma de separar o "desfile carnavalizado" do "desfile tradicional", para manter "pura a tradição".
Por fim, os afrodescendentes que pensam reverenciar e homenagaer os "Lanceiros Negros" juntando-se  aos que não reconhecem o MASSACRE DE PORONGOS estão profundamente enganados e iludidos.
Prestariam melhor serviço à memória daqueles HERÓIS ASSASSINADOS se ORGANIZASSEM UMA ATIVIDADE NA DATA Da OCORRÊNCIA DA BATALHA DE PORONGOS  E DISTANTE DA CONVIVÊNCIA DAQUELES QUE REPRODUZEM A IDEOLOGIA DOS "SENHORES E PATRÕES ESTANCIEIROS"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário