sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Surpresas

Nestas quarta e quinta-feira, o Governador Tarso Genro, anunciou um conjunto de 14 Secretários e Secretárias,  a Chefia de Gabinete e a Chefia da Assessoria Especial, praticamente, finalizando a conclusão da composição de seu governo. Restam indicar os titulares das pastas da Segurança, Procuradoria, Casa Militar e Comunicação.
Estes anúncios consolidaram a ideia de um governo de coalizão e de ampla maioria na Assembleia Legislativa. Para além dos partidos que compuseram a Unidade Popular - PT, PSB, PCdoB e PR - foram incluídos no Secretariado o PTB e o PDT. Também, terão participação no Governo o PRB e o PPL. 
Mesmo que, ainda reste ajustar a participação do PSB e de algumas tendências internas ao PT no Executivo, pode-se afirmar o sucesso na operação de montagem do Governo.
Destacam-se duas surpresas na composição. A primeira, positiva, foi a indicação da Márcia Santana, Chefe de Gabinete da Dep. Federal, reeleita, Maria do Rosário,  para a Secretaria de Mulheres. A segunda, nem tão positiva e de gosto amargo para muitos petistas,  foi a indicação do Vereador Maurício Dziedricki(PTB) para a Secretaria de Economia Solidária. Ele foi duramente criticado, pela Bancada do PT na Câmara Municipal, por seu desempenho na Secretaria do Obras e Viação e pelas vultosas somas investidas em suas campanhas eleitorais. Esperemos para ver como vai ser a convivência dele com os diversos setores petistas.
Mais ainda. Devemos esperar para ver como será o comportamento da bancada petebista na Câmara de Porto Alegre, uma vez que sempre foram ferrenhos defensores do Governo Fogaça-Fortunati e detratores dos 16 anos de governo petista na capital.
Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário