quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2012 já chegou

Apesar da negativa da maioria das lideranças petistas e de partidos aliados o debate sobre, as eleições de 2012, já começou.
Aliás, para alguns começou no dia 03/10, quando da eleição em 1º turno a Deputa Manuela D'avila, recebeu estrondosa votação. Já, naquela noite, analistas e lideranças políticas reafirmavam a candidatura dela a Prefeita em 2012.
Ao iniciarem-se os debates e conversas para formação do Governo Tarso Genro, o tema aparece de forma subliminar e perpassa as rodas políticas, tal qual um espectro.
Seja quando lideranças do PDT dizem que não discutiram o tema quando das negociações para fazerem parte do Governo da Unidade Popular, seja em manifestação do próprio futuro Governador, que em entrevista, afirma ser possível o PT apoiar uma candidatura do PSB ou PCdoB em 2012.
O tema também ressurge quando as lideranças Pedetistas tratam das mudanças que o Prefeito Fortunatti fará em seu governo a partir de janeiro de 2011. Inclusive, lideranças petistas nem tão anônimas, manifestam que dependendo da reforma a ser feita pelo atual Prefeito o PT poderá vir integrar seu governo e apoiá-lo em 2012.
O certo que é o debate, já borbulha nas entranhas petistas.
Entretanto, é prudente que o PT avalie bem seus caminhos. Um Partido que elegeu a Presidenta, elegeu o Governador em 1º turno e manteve-se como principal partido do bloco da esquerda/centro-esquerda no RS e em Porto Alegre, não pode simplesmente abrir mão da cabeça-de-chapa sem um profundo debate com seus filiados, simpatizantes e a, própria, sociedade.
Para isso, é preciso que o PT abra o debate o mais cedo possível. É preciso seguir o exemplo dos preparativos para as eleições de 2010,quando a antecipação do debate foi importante para uma construção madura da solução, para que possa permitir a manifestação e o debate interno.
A única coisa que não pode acontecer é o PT entrar a reboque neste debate seja da candidata comunista, seja do candidato pedetista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário