quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Entre os Brics, só o Brasil reduz a desigualdade, diz OCDE

publicado em 14/12/11 no Estadão. 

Silvio Guedes Crespo
alcides_leite01.jpg







Por Alcides Leite*

A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que reúne 34 países, em sua  maioria desenvolvidos, lançou um documento intitulado “Divided We Stand: Why Inequality Keeps Rising” (“Estamos Divididos: Por que a Desigualdade Continua Crescendo”), analisando as principais causas do crescimento da desigualdade de renda no mundo.
Em um capítulo dedicado aos principais países em desenvolvimento, o documento compara o desempenho de Brasil, Argentina, China, Índia, África do Sul, Rússia e Indonésia nas duas últimas décadas, em relação aos resultados das políticas de redução da concentração de renda. O documento ressalta que, dos chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), somente o Brasil conseguiu reduzir a desigualdade de renda da população durante os últimos 20 anos. Nos demais, o problema cresceu. Mesmo assim, a desigualdade  de renda no Brasil ainda é maior do que na Rússia, na China e na Índia. Já a África do Sul está em situação pior que o Brasil.
O principal motivo da redução da desigualdade no Brasil, apontado pelo relatório, é o investimento que o setor público tem feito nos principais programas sociais. Segundo o documento, o País é o que tem mais gastos sociais como proporção do PIB, entre os Brics.


—-
* Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios e analista-inspetor concursado do Banco Central, é colaborador do Radar Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário