quinta-feira, 21 de julho de 2016

Porto sem água, por Zé Reis*


A civilização, tal qual conhecemos, é cheia de fatos, episódios, fenômenos naturais, lendas e acontecimentos não explicados e que se transformaram em mistérios, conhecidos ou não. Encontramos tais questões nas ciências, na literatura, nas religiões, na vida em geral.
Dentre os mais famosos, mundialmente, temos o triângulo das Bermudas e os monumentos da Ilha de Páscoa. Se quisermos tratar de lendas ou não, lembremo-nos do caso do Monstro do Lago Ness, na Escócia.
No Brasil, também os há em várias áreas. As Pedras da Gávea são um fenômeno natural ou uma construção fenícia? O chupa-cabras existe/existiu ou não? Quem roubou a Taça Jules Rimet da sede da CBF. A literatura machadiana também contribui para os enigmas brasileiros. Afinal Capitu traiu ou não Bentinho?
Nosso estimado estado pampeano, não pode ficar de fora, afinal, sempre somos exemplo a toda terra e, também, temos nossas contribuições de mistérios e lendas. A destacar a Lagoa dos Barros com suas histórias encantadas, assombradas e de crimes, e o caso da Santa Profana, Mario do Carmo, ocorrido durante a Guerra do Paraguai, na encantadora São Borja.
Se o estado gaudério não nos falta, a capital, Porto “que outrora já foi” Alegre, também, não se exime de dar suas contribuições enigmáticas e misteriosas. Na área policial, onde, até hoje há uma pergunta que não cala: “Quem matou Daudt”.  Até, a Ufologia, pois, ao menos desde 1971, existem relatos de contatos extraterrestres e de aparecimento de OVNIs nos céus da “Mui Leal e Valerosa”, láurea concedida pelo Imperador Pedro II, em 1841, em virtude de Porto Alegre não se ter aliado aos rebeldes farroupilhas.
Agora, neste inverno de 2016, estamos prestes a dar mais uma contribuição. Há mais de 60 dias que a “água” fornecida aos porto-alegrenses tem cheiro, cor e gosto, e a PREFEITURA DE PORTO ALEGRE não sabe explicar o que acontece.  Para completar, diz aos cidadãos e às cidadãs da capital que a solução adequada é trocar o ponto de captação da “água”, porém, a execução da obra levará 2 ANOS.
Dessa forma, a capital do Embaixador “Kiko”, está prestes a dar mais uma contribuição de mistérios ao mundo, pois terá “O PRIMEIRO PORTO SEM ÁGUA DO MUNDO”. Sim, isso mesmo, Porto sem “água”, pois ÁGUA tem como características e propriedades ser INDORA, ÍNSIPIDA E INCOLOR e o produto oferecido e distribuído, atualmente, tem CHEIRO, GOSTO E COR.


*Economista e Cientista Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário