ZERO HORA 30/03/2011
Polo terá investimento de R$ 300 milhões da Braskem
Expansão na produção de matéria-prima para borracha sintética pode atrair novos projetos
Previsto como um dos possíveis projetos no Rio Grande do Sul há pelo menos quatro anos, o aumento da produção de butadieno deslanchou a partir da retomada de negociações com o governo do Estado e da alta de 50% no preço da matéria-prima no mercado internacional no ano passado em relação a 2009. A decisão ainda será ratificada pelo conselho de administração da Braskem.
– Inicialmente, toda a produção adicional será para o mercado externo, mas temos contatos com grupos empresariais internacionais que têm interesse em se instalar no Brasil. Então, o objetivo a médio e longo prazo é o mercado interno – detalhou Manoel Carnaúba, vice-presidente de petroquímicos básicos da Braskem.
O butadieno é usado para fabricação de borracha SBR, que também necessita de estireno, produto de outra unidade do polo gaúcho, a Innova. Caso se confirmem projetos nacionais para aumento de consumo de SBR, a Innova poderá ser levada a ampliar sua produção, informou Flávio Barbosa, diretor-superintendente da Innova, ligada à Petrobras.
Companhia obtém isenção de tributo
Como incentivo, a Braskem obteve isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na importação de máquinas e equipamentos que não sejam produzidos no Rio Grande do Sul e que entrem no país por portos gaúchos, além dos adquiridos de empresas no Estado. A companhia também foi autorizada a pagar os fornecedores locais com parte dos créditos de ICMS sobre exportação retidos.
O governador Tarso Genro afirmou que a equipe das secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento agiu “com responsabilidade”:
– Os incentivos trarão benefícios na geração de emprego e renda e também para a cadeia produtiva gaúcha que terá privilégios na venda de máquinas e equipamentos para a Braskem.
Para rodar e mascar |
O QUE É |
O que é butadieno, para que serve e como é produzido: |
Matéria-prima derivada de nafta de petróleo. As refinarias vendem nafta à Braskem, que separa esse produto em outros insumos como eteno, propeno e butadieno. |
PARA QUE SERVE |
Para fabricação de uma resina chamada borracha SBR, usada desde a produção de pneus até como matéria-prima da goma de mascar (chiclete). |
A FONTE DA EXPANSÃO |
Até agora, a Braskem usava o chamado corte C4, de onde é extraído o butadieno, para voltar a obter eteno. Com a alta do preço do butadieno, vai instalar uma unidade para separar o butadieno do C4. |
PARA ONDE VAI |
Inicialmente, será exportada. Depois, seu destino será o mercado interno para a produção de SBR, que exigirá também o aumento da produção de estireno, que pode determinar a ampliação de outra unidade do polo de Triunfo, a Innova. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário