publicado por luisnassif, dom, 20/03/2011
Por Gunter Zibell - SP
Pesquisa Datafolha mostra que a presidente Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, segundo reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição deste domingo da Folha.
Com essa taxa de popularidade, Dilma iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato do antecessor da atual ocupante do Palácio do Planalto.
Ou seja, Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente com os 48% de Lula em 2007, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo, em março de 2007, atingindo a marca de 48%.
Segundo o Datafolha, Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, quando se considera esta fase inicial do mandato.
O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu depois do processo de impeachment de Collor, marcou 34% depois de três meses no cargo. Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, teve aprovação no início de seus governos de 39% e 21%, respectivamente.
Na pesquisa divulgada hoje, o Datafolha registra 7% que consideram a gestão de Dilma "ruim" ou "péssima". Outros 34% a classificam como "regular". Há também 12% que não souberam opinar.
O instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios nos dias 15 e 16 deste mês.
nota do autor: O que a matéria não comenta: em 20/03/2007 Lula obteve 14% de "ruim/péssimo", então 7% agora é bem satisfatório, mesmo em comparação aos 4% de Lula em 20/12/2010. Também não fala que logo após a reeleição de 2006 Lula havia chegado a 53% de aprovação. De qualquer modo, tanto o "ruim/péssimo" como o "ótimo/bom" são menores que os obtidos por Lula (47 vs 53; 7 vs 14) o que leva a considerar que Dilma ainda é menos conhecida que Lula, o que não nos deve causar tanta estranheza.
A acompanhar esse recorde de 12% de "não sabem". Com FHC o "não sabem" alcancou no máximo 5%. No primeiro mandato de Lula esse índice chegou a apenas 7%. Em toda a série, desde 1987, a única outra vez com 12% de "não sabem" foi em fev./1993, nos primeiros meses de presidência Itamar (mas antes tinha sido 10%, quando substituiu Collor.) Em ambas essas ocasiões, nas pesquisas seguintes (em ano não eleitoral soem ser 3 ou 4 por ano, a próxima deve ser entre junho e agosto) o percentual de "não sabem" migrou para "regular".
Quadro geral : está muito bom para início de mandato, comparável a FHC-I e Lula-II, mas em relação a ambos com um elevado grau de desconhecimento. (Ainda há críticas a participação em programas populares de TV?)
Observemos no gráfico : Dilma está +/- com a aprovação de FHC-I/Lula-I, rejeição de Lula-II e incerteza de Itamar. Uma síntese, de certo modo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário