extraído do blog sul21, de 02/04/11.
Rachel Duarte
“Depois que sair daqui, vou voltar a traficar”. A frase é de um dos mais de 800 adolescentes em conflito com a lei, internados nas unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Ele deve ganhar a liberdade em dois meses. Por enquanto, como os demais internos, sofre com a falta de assistência adequada. Para sanar, emergencialmente, esta realidade, o governador Tarso Genro (PT) anunciou, nesta sexta-feira (1/04), investimento de R$ 15,5 milhões em quatro cidades gaúchas e a contratação de 85 profissionais. O anúncio foi feito antes do show do rapper carioca MV Bill, promovido pelo governo gaúcho para os internos, no Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case) POA I.
As medidas de reestruturação da Fase foram elaboradas pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, pela Casa Civil e pela diretoria da Fundação, após uma avaliação sobre as necessidades mais urgentes da instituição. No número de servidores, por exemplo, há uma defasagem de 765 funcionários pelo parâmetro do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Para o Assistente de Direção da Fase Marcelo Rinardi, a contratação será importante para diminuir a sobrecarga dos monitores que trabalham com os jovens atualmente. Mas, ele espera por mais medidas do governo gaúcho. “Estamos com muita expectativa com este governo, que está começando”, disse.
O anúncio das medidas emergenciais para a Fase ocorreu antes do show do MV Bill, em um ato político com o governador Tarso Genro. Acompanhado da primeira-dama, Sandra Genro; do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira; da presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrade Pires, de outras autoridades civis e de lideranças da cultura de rua, o chefe do executivo afirmou que a implantação do programa de prevenção à violência, que mudou a concepção da segurança pública no país, está em vias de se concretizar no RS. “Já está pronto o decreto de implementação do Proesci (Programa Estadual de Segurança com Cidadania) e devemos assinar na próxima semana. Mas, já existem algumas medidas que estão sendo trabalhadas no corpo da Brigada Militar e com a Prefeitura de Porto Alegre”, disse Tarso.
O Proesci é uma versão do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), implantado pelo governo federal, durante a gestão de Tarso no Ministério da Justiça. O programa reúne uma série de ações sociais com foco nas comunidades vulneráveis à violência. O rapper MV Bill foi um dos ativistas do projeto, quando da sua instalação nas favelas cariocas, hoje pacificadas, como a Cidade de Deus. “O MV Bill acolheu o Pronasci e, com a sua facilidade de comunicação com os jovens, foi fundamental para a implantação (do Pronasci) no Rio de Janeiro”, disse Tarso. E complementou: “Se tu não te comunicar com eles (jovens) na mesma linguagem, não há programa que dê resultado”.
O Mensageiro da Verdade
O rapper MV Bill também atua como ativista social e criou a organização não-governamental Central Única das Favelas (CUFA), presente em todos os estados do Brasil. Famoso e, atualmente, protagonista de novela em uma importante emissora do país, sua mensagem chega com facilidade aos jovens. Ele percorreu as unidades da Fase na quinta-feira (31/03) e relatou antes do show, em cima do palco, as necessidades dos internos.
“Muitos têm dificuldades de falar sobre seus anseios com qualquer pessoa e eles falaram comigo. Sobre as necessidades da casa e da falta de ações culturais e esportivas”, citou, abraçado ao governador. Elogiando a criação do Pronasci e da figura de Tarso, MV Bill falou da importância de combater a criminalidade entre os jovens. “Senti medo de muitos estarem quase caindo no sistema criminal. O retrato social que envolve os jovens é o mesmo em todos os lugares do país, mudando o tipo de crime, droga ou perfil. Aqui no RS a cor da pele é mais clara, mas a falta de família estruturada, a violência, uso de drogas é o gatilho de todos”, falou.
Tarso Genro garantiu ainda que o governo honrará convênios com a União para obras em duas unidades, através do depósito das contrapartidas. Em Santa Maria, um muro será construído na área do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Já o Case de Novo Hamburgo será reformado. Em duas unidades de Porto Alegre e na de Pelotas, os banheiros serão reformados.
De acordo com o secretário Fabiano Pereira, a qualificação da Fase passa necessariamente por uma melhora na imagem da instituição. Dentro dessa proposta, será inaugurado um programa de oficinas de capacitação profissional e de políticas permanentes voltadas à cultura, ao esporte e ao combate à drogadição.
Identidade e esperança
Para os jovens da Fase, o show representou um momento de identificação e esperança. Os gestos dos jovens expressavam o mesmo sentimento das letras do Mestre da Verdade, como é conhecido o rapper MV Bill. Todos ficaram bem próximo do palco, a convite de Bill, e cumprimentaram o cantor. Receberam CDs e vibraram com as interpretações de Bill e Kmila CDD na música “Estilo Vagabundo”. Outras canções também conhecidas e até as menos reproduzidas nas rádios estavam na boca dos jovens que tiveram o prazer de assistir a um show completo do rapper. Foram investidos R$ 53 mil reais em patrocínio do Banrisul para a realização do show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário