por Zé Reis*
A semana passada, 23/10 a 29/10, ficou marcada por dois episódios que demonstram a falta de caráter e os preconceitos que vem marcando parte da sociedade brasileira, no último período.
O primeiro foi o lamentável vazamento de 14 questões da prova de Matemática do ENEM, ocorrido no Ceará. Seria legítimo que os atingidos e seus familiares, questionassem a falha e o privilégio que alguns poucos estudantes tiveram ao ter conhecimento prévio de questões da prova. Mas, infelizmente, o acontecido serviu para uma parte de estudantes de outras regiões do país, manifestarem seu ódio e preconceito contra os nordestinos, em especial aos cearenses. Mais uma vez, foram distribuídas pelas redes sociais mensagens ofensivas, desejando a morte e motivações separatistas. Além disso, serviu para os eternos inconformados com a realização do ENEM, melhor instrumento de seleção para o acesso aos cursos superiores, voltarem à carga e exigirem o fim do exame.
No sábado, 29/10, a divulgação de que o presidente Lula está acometido de um câncer foi o suficiente para que retornassem todos os preconceitos que uma parte da nossa sociedade nutre contra ele. Essas manifestações demonstram como uma parcela da sociedade não reconheceu e nem admitiu o sucesso político e administrativo de Lula.
Mais grave ainda é que as manifestações encontram eco e são difundidas por certos formadores de opinião.
Essa é uma caixa de pandora, a qual infelizmente aos poucos vai sendo aberta no país. Esperemos que nossas instituições democráticas sejam capazes de domar essas nebulosas opiniões e que elas sejam minoritárias. Pois, se assim não for, o Brasil corre o risco de num futuro, nem tão distante, conviver com batalhas e guerras tão fanáticas e fundamentalistas como as que vemos em outras regiões do mundo, onde a intolerância étnica e cultural se impõe.
*Zé Reis – cientista político, secretário-geral do PT de Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário